Buscar
  • DICAS DE ELÉTRICA | Adriano Gomes - Engenheiro

COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA: SEGURANÇA E ECONOMIA POR UM FIO!


A energia elétrica é um recurso essencial para a realização das mais diversas atividades diárias em uma residência, principalmente quando a mesma se encontra inserida em um grande centro urbano.

No âmbito residencial, os problemas com as instalações elétricas podem gerar perdas da ordem de 2,5%, perdas estas geradas devido ao mal dimensionamento da instalação elétrica. Essa energia é registrada pelo medidor porém não é efetivamente transformada em trabalho útil, pois antes de chegar ao ponto de consumo esta energia é transformada em energia térmica. Isto ocorre no percurso que a energia elétrica faz pelo condutor (cabo, fio) mal dimensionado. Estas perdas de energia elétrica além de representarem um desperdício desnecessário e significativo perante a toda uma sociedade está também diretamente relacionada com a segurança de seus usuários.

Consideradas verdadeiras “bombas relógio”, as instalações elétricas brasileiras são ameaças constantes quando o assunto é segurança. Fios desencapados, emendas e derivações inadequadas, falta da ligação do condutor terra na tomada, entre outras irregularidades, ilustram a realidade da maioria das instalações elétricas executadas no Brasil, principalmente nas chamadas “autoconstruções” ou “construções unifamiliares” que representam cerca de 70% do mercado.

Neste cenário altamente crítico, o cidadão constrói ou reforma sua residência por conta própria, contratando um leigo ou deixando por conta do eletricista, que é um profissional capacitado para a execução, mas não para o pré dimensionamento das instalações elétricas, ficando assim sem um devido responsável técnico, ampliando e muito o grau de periculosidade envolvendo choques elétricos, danificação de aparelhos e incêndios.

#DicasdeElétrica

5 visualizações