Buscar
  • CONSTRUÇÕES | Adriano Gomes – Engenheiro Civil

PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PRINCIPAIS CAUSAS


Sabe aquela fissura chata na parede, aquela mancha que insiste em aparecer, aquele mofo ou aquela janela dificil de abrir? Tudo isso e muito mais são sintomas clássicos de que seu imóvel está sofrente com as famosas Patologias!

Mas o que é Patologia?

Patologias são os sintomas, os mecanismos, as causas, as origens e as consequências das deficiências das construções e expõe o não atendimento ao desempenho desejado.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog, onde haverão posts semanais com as mais famosas e chatas patologias, suas causas e os tratamentos mais adequados para solucionar os problemas de uma vez por todas.

PRINCIPAIS CAUSAS DAS PATOLOGIAS NAS EDIFICAÇÕES

− Deficiências de projeto;

− Deficiências de execução;

− Má qualidade dos materiais, ou emprego inadequado dos mesmos;

− Sinistros ou causas fortuitas (incêndios, inundações, acidentes, etc.);

− Uso inadequado da estrutura;

− Manutenção imprópria

No Brasil, o nível de incidência de cada origem, que leva a patologia, varia de acordo com as etapas da obra. Cerca de 18% são originadas por erro de projeto, 7% por materiais de baixa qualidade, 13% pela utilização inadequada e 51% pela má execução do serviço. Sim, é isso mesmo, mais da metade das Patologias são oriundas de serviços mal executados, por profissionais despreparados, sem a supervisão ou orientação de um Arquiteto ou Engenheiro Civil.

INCIDÊNCIA DAS ORIGENS DAS PATOLOGIAS NO BRASIL

Algum dos fatores que contribuíram para a decadência da qualidade na construção civil, por incrível que parece foi justamente a evolução tecnológica dos materiais de construção e das técnicas de projeto e execução. Com isso as edificações se tornaram mais leves, com componentes estruturais mais esbeltos e mais solicitados, as conjunturas econômicas fizeram com que as obras fossem conduzidas com grande velocidade e poucos rigores no controle de materiais e serviços e grande maioria dos trabalhadores mais qualificados se incorporaram aos setores industriais que melhor remuneram a mão de obra, em detrimento das construções de pequeno porte.

Por isso sempre enfatizamos por aqui a importância de contratar profissionais qualificados e com seus registros profissionais (CREA/CAU ) ativos.

Semana que vem veremos uma patologia específica e daremos dicas de como evitá-la e tratá-la.

Gostaram? Se animaram em começar uma obra ou reforma? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para projeto de Arquitetura, Interiores e Engenharia. Teremos prazer em fazer parte dos seus sonhos.

Use os botões abaixo para compartilhar nas redes sociais ;)

Abraços e até a próxima.

#Construções #Engenharia #Dicas

4,711 visualizações